quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

JORNAL NOVO TEMPO - 2011

TESTE DE ACEITABILIDADE DA MERENDA ESCOLAR

IRANILDES (AUXILIAR DE APOIO ESCOLAR) E PROFESSORA RACHEL


Merenda Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE existe para atender os alunos do sistema público de ensino oferecendo refeição saudável. Existem as recomendações para que a ingestão de nutrientes seja baseada nas características de cada indivíduo. A merenda escolar, dependendo da realidade, muitas vezes torna-se a principal refeição das crianças.
A merenda escolar além de ser um direito da criança, pode e deve ser incorporada às atividades pedagógicas da escola. Existe também a possibilidade da merenda escolar beneficiar o desenvolvimento local a partir da soberania política estruturante da agricultura familiar, pois, das dez parcelas anuais encaminhadas à merenda escolar, 30% delas devem ser destinadas à aquisição de produtos provenientes do agricultor familiar. Para que a merenda escolar seja incorporada às atividades pedagógicas surgiu o projeto Merenda Escolar: Conhecer e Valorizar. É um projeto que objetiva desenvolver competências para que os educandos compreendam a importância de uma alimentação de qualidade de forma lúdica e interdisciplinar envolvendo as diversas áreas do conhecimento, além de contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, promovendo uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à merenda escolar.
Durante o ano letivo existe todo um trabalho para que os educandos possam receber adequadamente a merenda escolar no período de permanência na escola. São realizados testes de aceitabilidade dos cardápios da merenda, com o intuito de observar quais os cardápios preferidos e os não preferidos, além de obter sugestões para incrementar ainda mais a merenda escolar. Há também, visitas das técnicas da DRE – Diretoria Regional de Ensino, para acompanhar o processo da merenda escolar em seu desenvolvimento físico e financeiro.
A compra da merenda escolar é realizada por meio de licitação, pois há uma base legal de critérios e modalidades previstas na Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da administração pública. A aquisição de gêneros alimentícios dá-se pela forma de carta convite.
O projeto Merenda Escolar: Conhecer e Valorizar foi apresentado à equipe escolar e sua execução deve ser contínua passo a passo e em conjunto envolvendo professores, merendeiras, alunos e demais funcionários da escola.
Iranildes Gomes da Silva ( Auxiliar de Apoio Escolar)





ESPAÇO DA POESIA


RIO ARAGUAIA


Manhã cor-de-rosa,
Nascer do Sol no Araguaia.
Areia de prata,
Sol que alegra uma praia.
Praia de muitos amores, 
Praia de muitos sabores,
Sol, beleza,
Alegria, tristeza.
Barcos, barracos
Palhas, copos, latas, garrafas
E outras coisas mais.
Tarde cor-de-fogo,
Pôr-do-sol no Araguaia,
Águas douradas
Escondendo
Palhas, copos, latas
E outras coisas mais.
À noite, muitas cabeças
Dormem no travesseiro da paz.
E o rio, que engoliu
Os restos que o bicho homem
Deixou, porque é capaz
De pensar e ignorar,
Acumula, guarda tudo.
Um dia, quando chegar
A temporada de praia
Novamente, no Araguaia
Tudo é festa,
Tempo de amar.
E no fundo, bem no fundo
Do rio, que é todo azul,
Esconde-se a imundície
Por causa da idiotice
De quem deixou o seu lixo
Mergulhado na beleza
Das águas que a Natureza
Deu de presente à vida.
Abigail (Professora)















MEIO AMBIENTE

Todo lugar no mundo
Merece nossa atenção.
Seja cidade ou floresta
Precisa de muito cuidado
Pra não ter poluição.
Todos sabem que a limpeza
Seja em qualquer lugar,
Gera higiene e beleza
Por isso vamos cuidar.
Nossa casa,
Nossa rua,
A cidade,
Nossas águas,
Nosso Planeta, enfim,
Para a preservação
Da nossa mãe Natureza
Nós vamos dizer um Sim.

Victor Hugo ( 9º ano A)















COM-VIDA

A COM-VIDA, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, foi criada a partir da realização da II Conferencia do Meio Ambiente no ano de 2007, com o nome fantasia VERDE VIDA. A COM-VIDA, na
Escola tem como principal objetivo desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental através de ações que proporcionem melhorias na qualidade de vida e promova a participação e intercâmbio da Comunidade Escolar. Do grupo participam alunos, representantes dos Professores, representantes dos Coordenadores e representantes dos pais de alunos.
Entre as ações da COM-VIDA, podemos destacar: Campanha de Preservação do Patrimônio com a utilização de panfletos, slides e cartazes, Palestras sobre questões Ambientais, Passeio Ecológico, Reuniões, participação nos Eventos Escolares através de dramatizações, poesias e paródias.
A COM-VIDA, se destaca por contribuir para tornar a Escola um espaço mais agradável, democrático e saudável, sensibilizando a Comunidade Escolar para Preservação Ambiental e a utilização dos recursos naturais de forma Sustentável.

Cristiane Freires Soares
Orientadora Educacional



















































































EVENTOS 2011

COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO NORTE ARROZ COM FEIJÃO

PEQUI





CAFÉ COM BEIJU







APRESENTAÇÃO CULTURAL EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.







ALUNOS DO 8º ANO "A" COM O REPENTE: DESAFIO DAS RAÇAS DE MOACIR LAURENTINO E SEBASTIÃO DA SILVA.




























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