sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O QUE VOCÊ FAZ PELA EDUCAÇÃO?

No dia 06 de novembro de 2009, a Escola recebeu a Engenheira ambiental do NATURATINS, Eva para uma palestra sobre Os três R's. Na oportunidade, a palestrante apresentou objetos reciclados a partir do lixo.





Os 3 R's

Três atitudes muito simples e práticas diminuem os problemas que o lixo traz para todos: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.Praticar os 3 R's:
· diminui a exploração de recursos naturais;
· reduz o consumo de energia;
· diminui a poluição do solo, da água e do ar;
· prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
· diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
· diminui o desperdício;
· diminui os gastos com a limpeza urbana;
· amplia a criatividade e a possibilidade de fazer arte;
· cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
· gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.ReduzirA propaganda e o nosso modo de vida valorizam o consumo do novo, do descartável e do supérfluo. Atualmente, por exemplo, os eletrodomésticos modernos têm uma vida útil programada não superior a dez anos, fazendo com que muitos produtos sejam descartados mais rapidamente e que sejam necessários mais recursos naturais para produzir novos aparelhos. As embalagens, por sua vez, assumem extrema importância nesse contexto. A primeira matéria-prima utilizada em maior escala para a produção de embalagens foi o vidro, por volta do século 1º depois de Cristo.O uso de metais como o cobre, o ferro e o estanho ocorreu na mesma época, mas somente no início do século 20 esses materiais começaram a ter um papel importante na produção de embalagens. Os enlatados de alimentos apareceram por volta de 1830, e, em 1959, a cerveja começou a ser vendida em latas de alumínio. O plástico foi desenvolvido depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Por essa época, no Brasil, poucos produtos eram comercializados em embalagens - a maior parte era vendida a granel, pesada no balcão e embrulhada em papel ou guardada em sacos de papel.O crescimento da produção de embalagens provocou o aumento vertiginoso da produção de lixo. Atualmente, as embalagens descartáveis e não degradáveis representam uma média de 33% do volume dos resíduos sólidos coletados. O consumo brasileiro per capita de plástico, por exemplo, é de 23 quilos por ano.O desperdício é um grande gerador de resíduos e decorre de fatores como: falta de planejamento, descuido, quantidade inadequada das embalagens, desregulagem de equipamentos, ignorância ou falta de preocupação com os custos ambientais, e outros fatores.Reduzir o consumo de supérfluos, descartáveis, embalagens etc. e eliminar os desperdícios significa mais que economia de dinheiro. Possibilita economizar bens da natureza e espaço em depósitos de lixo, além de demonstrar consciência e responsabilidade ambiental. Exemplos de redução de lixo e de consumo responsável:
· Preferir comprar qualquer produto que tenha embalagem retornável - refrigerantes em garrafas de vidro, por exemplo.
· Recusar os produtos de difícil reciclagem, como isopor, caixas do tipo longa-vida, celofane, papel aluminizado etc.
· Evitar empacotamentos desnecessários, levando ao supermercado ou feira a própria bolsa de compras.
· Comprar sempre produtos duráveis e resistentes.
· Preferir alimentos frescos, não embalados.
· Aproveitar integralmente os alimentos como folhas, talos e sobras da panela para fazer bolinhos e tortas.
· Planejar bem as compras para não haver desperdício.
· Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas.
· Evitar produtos descartáveis.
Fonte:

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página

SEJA BEM-VINDO!

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER

Volte sempre!

Obrigado por visitar o Blog da Escola Estadual Professor Alfredo Nasser - Araguaína Tocantins.